domingo, 26 de fevereiro de 2012

Removendo duplicações de geometrias com o ArcGIS


A Type Convert é uma ferramenta muito útil quando se tem uma grande quantidade de geometrias duplicadas.
É uma aplicação free, não é da Esri e por essa razão recomendo que antes de usar faça um backup dos seus dados, não aplique sobre um geodatabase, apenas sobre shapes.
Ela trabalha dividindo as duplicações em shapes, ou seja se tiver três duplicações ao final terá três arquivos. Você também pode configurar para que as sobreposições sejam apagadas. Segue o link para baixar a ferramenta:http://www.geoblogspot.com/

Nota:
Esse post está entre os mais acessados, o que dá uma dimensão do quanto esse problema é relevante. Assim gostaria de lembrar que uma duplicação de geometria pode ser tratada também como uma violação de regra topológica, Existem procedimentos, tanto automáticos quanto supervisionados, que podem ser tratar a inconsistência nessa perspectiva.

8 comentários:

  1. olá amigo vc sabe algum link pra pode baixar o ArcGis. Com sua experiência, vc acha que é fácil criar mapas utilizando o ArcGis pra quem nunca utilizou o programa??

    agradeço desde já


    clevertongeografia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Cleverton obrigado pelo acesso, você pode baixar um trial do ArcGIS no site da Esri http://www.esri.com/software/arcgis/arcgis-for-desktop/free-trial.html
    Considero o ArcGIS um software bastante intuitivo, claro que existem mapas mais complexos, com tempo você vai adquirindo conhecimento e vai conseguindo fazer mapas mais bem elaborados.
    Existem alguns tutoriais na rede eu sugiro um site para pesquisa
    http://www.geoprocessamento.net/

    Abs,

    Sandro

    ResponderExcluir
  3. olá. parabens pelo seu blog, é bem organizado e o conteúdo é ótimo.
    tenho uma dúvida: como faço esse mesmo processo de remoção de duplicações no qgis? é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, obrigado pelo acesso e pelos comentários. Esse procedimento é no ArcGIS, caso você não tenha uma licença no site da Esri você pode baixar uma trial. Depois baixe e instale a ferramenta cujo endereço que está no post.

      Excluir
  4. Olá Sandro.
    Estou tentando instalar o Type Convert, mas não consigo concluir a instalação, dá um erro com código 2869, e um alerta de que isso pode indicar que há um problema com o pacote. Tem noção do que pode ser?
    Outra coisa, recebi uns shapes para fazer uma "limpeza", eliminar umas linhas que ficam soltas dentro das classe. Você conhece alguma ferramenta que não seja a topology que eu possa utilizar, pois a topology cria o polígono em todas as áreas e no caso eu preciso deixar essas áreas e eliminar só as sujeiras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaise, sugiro que investigue se a versão do ArcGIS que vc está usando é compatível com a ferramenta. Quanto a higienização é difícil sugerir algo ser ver os dados, mas verifique se existe algum padrão para comprimento (talvez sejam menores que o padrão) dessas linhas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandro,
    Este post é realmente de grande valia. Você comentou que existem procedimento automáticos para validar a topologia e excluir geometrias duplicadas em geodatabase. Poderia me indicar este caminho?

    Estou trabalhando com uma base de logradouros que veio de um arquivo CAD cheio de linhas duplicadas e quero encontrar um procedimento automático para limpar este dado.
    Abs,

    Fábio

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio, faça um backup e depois construa a topologia inserindo como regra que não deverá haver sobreposições. Outro caminho é através da planarização de linhas na barra de edições avançadas.

    ResponderExcluir

Web Analytics