domingo, 4 de novembro de 2012

Calculando a distância entre pontos com o Qgis



Nesse post demonstramos ao leitor como calcular a distância entre pontos, construindo uma matriz no Qgis. Nessa matriz o software calcula a distância de todos entre todos, trabalhamos com um único layer, mas, poderiam ser layers diferentes.
Esse procedimento será executado seguindo as propriedades do dado, ou seja se estiver em coordenadas planas, fará o cálculo em metros, se estiver em coordenadas geográficas retornará o comprimento do arco.
Trabalhei com dados do Centro de Estudos da Metrópole para a informação de Hospitais, a base de eixos (ruas) que o leitor observa é a base do projeto open street map que está disponível em: http://downloads.cloudmade.com/americas/south_america/brazil/sao_paulo#downloads_breadcrumbs

12 comentários:

  1. Boa tarde Sandro, tudo bem? ... muito obrigado por postar .. ajudou mto.... me diz uma coisa ... vc sabe me dizer onde encontrar mapas como este que você deixou o link? ... pois tentei baixar .. e nao consegui ... parece q o site nao existe mais ... mto obrigado ... um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael,

    Recomendo a consulta a geolista organizada pela UFF http://www.uff.br/geoden/docs/GeoLISTA.pdf

    ResponderExcluir
  3. Sandro muito obrigado ... já acessei a lista aqui ... bastante interessante ... mto obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Tratando-se de coordenadas planas também pode-se aplicar o teorema de Pitágoras para calcular a distância entre dois pontos.

    ResponderExcluir
  5. Ola Sandro,
    os valores que saem na tabela de atributos estão em formato? como vc mostra no video, só vejo a distância em metros se fizer "uma a uma" as medidas. Como faço para que na tabela de atributos aparece os valores em metros, todos de uma vez?

    ResponderExcluir
  6. Para que você tenha os valores em metros os seus dados devem estar em sistema métrico.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Gostaria de saber como medir a distância entre centroides de malhas censitárias com (um centróide) como referencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa e mais importante é que seu dado deve estar em sistema planimetrico, como UTM por exemplo. Se não estiver você precisa converter de coordenadas geográficas para planas. Feito isso o caminho apresentado no vídeo é valido.

      Excluir
  8. Olá Sandro. Tenho uma dúvida operacional com relação a este cálculo de distância: como você disse, este é o comprimento do arco caso o mapa esteja em coordenadas geográficas. Como fazer para calcular a distância em metros? É possível fazer isso no QGIS? Gerei uma matriz com 400 mil linhas, mas agora não sei converter! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudia recomendo que reprojete o dado para sistema métrico.

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandro
    Muito obrigado, eu tenho um problema, o resultado da distância me dá zero, porque o cálculo é com o mesmo ponto, alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandro, preciso calcular a distância mínima de pontos para uma linha. Na prática tenho um shp de domicilios (pontos) e quero calcular a distância mínima de cada domicílio à via principal(linha). Pode me ajudar??? não encontro orientação a este respeito...

    ResponderExcluir

Web Analytics