domingo, 26 de fevereiro de 2012

Removendo duplicações de geometrias com o ArcGIS


A Type Convert é uma ferramenta muito útil quando se tem uma grande quantidade de geometrias duplicadas.
É uma aplicação free, não é da Esri e por essa razão recomendo que antes de usar faça um backup dos seus dados, não aplique sobre um geodatabase, apenas sobre shapes.
Ela trabalha dividindo as duplicações em shapes, ou seja se tiver três duplicações ao final terá três arquivos. Você também pode configurar para que as sobreposições sejam apagadas. Segue o link para baixar a ferramenta:http://www.geoblogspot.com/

Nota:
Esse post está entre os mais acessados, o que dá uma dimensão do quanto esse problema é relevante. Assim gostaria de lembrar que uma duplicação de geometria pode ser tratada também como uma violação de regra topológica, Existem procedimentos, tanto automáticos quanto supervisionados, que podem ser tratar a inconsistência nessa perspectiva.

Fazendo o Join por atributo no Qgis


Se precisar editar sua estrutura de atributo antes do Join recomendo a instalação do plugin Table Manager
Veja mais detalhes em:http://processamentodigital.blogspot.com/2010/11/quantum-gis-15-modificar-colunas-com.html

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE

Conforme havia mencionado falarei um pouco sobre a INDE, por tratar-se de um tema muito abrangente,  farei uma série de post sobre o assunto, que serão publicados ao longo da vida desse blog...
O objetivo da INDE é organizar o acervo de dados geoespaciais existentes nas diferentes esferas do governo brasileiro, de maneira a facilitar o acesso e também organizar seus metadados.
O metadado, a informação sobre o dado, é da maior importância para quem trabalha com geotecnologia. A INDE constituiu e está alimentando um banco de dados com esse propósito, no pagina do banco de metadados você encontrará informação sobre a escala do mapeamento, tipo do mapeamento, ano, abrangência espacial, formato dos dados, equipe responsável e outras informações. Acesse o link abaixo e conheça o banco de metadados da INDE.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Trabalhando com o Snap da Toolbox do ArcGIS

Essa é uma ferramenta de atração de geometrias, com ela você trabalha por arquivo, ou seja todas as geometrias que estiverem na sua margem de atração passaram a estar conectadas, é a ferramenta ideal para ligar pontos a linhas ou polígono.
Mais uma vez usando dados do Armazém de dados do RJ.

Mapeando o ponto médio de uma linha com ArcGIS

Uma das possibilidades de mapear o ponto médio de uma linha no ArcGIS

Mais uma vez trabalhamos com dados fornecidos pelo Armazém de dados do RJ
http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/

Qgis com imagens do Google Earth

O Qgis tem recursos poderosos, hoje mostrarei como instalar o complemento Open Layers que serve para visualizar as imagens do Google Earth. Chamo a atenção do leitor para o conjunto de outras ferramentas a disposição, nem todas lhe serão úteis, mas tem um acervo interessante de possibilidades... em vermelho o shape dos setores censitários 2010 do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Boa noite leitores,
Assista ao vídeo sobre a compatibilização de SIRGAS2000 com SAD69 no ArcMap com melhor resolução em:http://www.youtube.com/watch?v=QnA5A-dM_3U&feature=youtu.be
Gostaria de salientar que estamos apenas compatibilizando os dados no âmbito da sua visualização. Não estamos alterando os dados, estamos alterando o projeto, o MXD.
Para algumas aplicações essa é a melhor forma de lidar com o dado, pois não se alteram os originais. Outras aplicações demanda a transformação do dado.

Compatibilizando SIRGAS2000 com SAD69 no MXD

Primeiro gostaria de agradecer aos leitores pelos mais de 300 acessos em 3 dias.
Mostrarei hoje como trabalhar com sistemas de coordenadas diferentes no ArcMap.
Assista em melhor resoluçãohttp://www.youtube.com/watch?v=QnA5A-dM_3U&feature=youtu.be 

video
Faremos a compatibilização dos dados do SIRGAS 2000 com SAD69 no ambiente de Edição do ArcGIS. Os valores de conversão podem ser encontrados no post anterior sobre Parâmetros de conversão. Trabalhei com os limites de município disponibilizados pelo IBGE.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hoje vou falar novamente sobre o Qgis, uma operação importante em geoprocessamento é o Join Spatial, nessa operação juntamos os atributos de duas feições diferentes a partir da sua relação espacial. Importante lembrar que para essa operação os dados devem ter o mesmo sistema de projeção.
Para assistir em melhor resolução: http://www.youtube.com/watch?v=Ok7zqCmkHXo&feature=youtu.be
video

Nessa ação meu objetivo era juntar as informação das estações de metro com os as informações dos polígonos de bairro. Trabalhei com dados públicos disponibilizados pelo Armazém de dados.

No próximo post mostrarei como trabalhar com dados em diferentes sistemas de projeção no ArcMap.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Decompondo um polígono para ponto e transformando pontos em polígono

Como mencionei na minha apresentação pessoal trabalho com tratamento de dados geográficos, saber lidar com as formas é fundamental no meu trabalho.
Assista em melhor resolução pelohttp://www.youtube.com/watch?v=KRs3A5Ujc94&feature=share
video
Preparei uma apresentação no Qgis fazendo a decomposição de um polígono para ponto e depois sua recomposição. Peço desculpas pela falta de prática na ferramenta de gravação.



Bom dia!
Estão abertas as inscrições para os cursos de curta duração em geotecnologias do INPE, em geral as vagas são preenchidas rapidamente.
http://www.selperbrasil.org.br/cursos/
Boa semana a todos

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Para quem ainda não conhece o Qgis eu recomendo a instalação. Trata-se de um software gratuito e com código aberto. Essa é a razão do seu sucesso, pessoas em todo o mundo estão desenvolvendo novas funcionalidades e disponibilizando.
Procurarei colaborar com a divulgação das funcionalidades dessa ferramenta.
http://hub.qgis.org/projects/quantum-gis/wiki/Download
Parâmetros de conversão entre os sistemas de coordenadas mais utilizados no Brasil
http://www6.ufrgs.br/engcart/Teste/refer_exp.html

Visualizando em módulo clássico as ferramentas de edição no ArcGIS 10

Dica para quem está trabalhando com o ArcGIS 10 e gostaria de visualizar as ferramentas de edição da mesma forma das versões anteriores, abra C:\Arquivos de programas\ArcGIS\Desktop10.0\Utilities e selecione AdvancedArcMapSettings, Editor, desabilite Create Features Using Templates.



Saudação

Olá, estou começando minha trajetória de blogueiro... pretendo nessa caminhada difundir o uso das geotecnologias, ampliar contatos, trocar experiências e conhecimentos.
Web Analytics