quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Aplicando Smooth do Sextante no Kosmo


Esse recurso permite suavizar ângulos, gera um efeito de arredondamento de formas. O Smooth é muito útil para o tratamento de vetores que foram gerados na conversão de rasters. Nessa conversão o produto acaba ficando marcado pela forma do pixel. O Smooth permite arredondar suas extremidades.
Mais uma vez utilizando o KOSMO, que como nossos leitores sabem está entre os meus preferidos.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Calculando a Menor Distância


No post de hoje uma demonstração da importância dos Sistemas de Informação Geográfica na gestão da saúde. Executamos uma análise na qual identificamos qual a estação de metro ou trem mais próxima de cada hospital da cidade de São Paulo. Análises desse tipo podem ajudar tanto no cálculo de usuários para as estações como para a escolha de novos locais para expansão de linhas e instalações de novos hospitais.
Trabalhei com o Qgis, utilizando dados do Open Street Map e CEM.
Uma observação importante para obter a distância em metros trabalhe com dados em coordenadas planas e com o projeto configurado em metros.

domingo, 11 de novembro de 2012

Dados geoespaciais na Grande São Paulo

Hoje o post é um pouco diferente, vamos deixar de lado as rotinas de geoprocessamento para falar um pouco de acesso a dados geoespaciais públicos. No Estado de São Paulo órgãos como o Instituto Geográfico Cartográfico – IGC e Emplasa não costumam disponibilizar informações vetoriais de forma gratuita. Essa tem sido a política de difusão de informações para esse setor no nosso Estado.
Nesse contexto o trabalho do Centro de Estudos da Metrópole o CEM merece destaque. Trabalhando com financiamento de agências governamentais o CEM tem produzido e disponibilizado uma gama de informações sobre a região metropolitana de São Paulo que vão da sociodemografia a bases de eixo de gradouro, convido o leitor a visitar a página em: http://www.centrodametropole.org.br . Faça o cadastro e tenha acesso a um rico conjunto de informações.

domingo, 4 de novembro de 2012

Calculando a distância entre pontos com o Qgis



Nesse post demonstramos ao leitor como calcular a distância entre pontos, construindo uma matriz no Qgis. Nessa matriz o software calcula a distância de todos entre todos, trabalhamos com um único layer, mas, poderiam ser layers diferentes.
Esse procedimento será executado seguindo as propriedades do dado, ou seja se estiver em coordenadas planas, fará o cálculo em metros, se estiver em coordenadas geográficas retornará o comprimento do arco.
Trabalhei com dados do Centro de Estudos da Metrópole para a informação de Hospitais, a base de eixos (ruas) que o leitor observa é a base do projeto open street map que está disponível em: http://downloads.cloudmade.com/americas/south_america/brazil/sao_paulo#downloads_breadcrumbs
Web Analytics