terça-feira, 4 de março de 2014

Metadados no visualizador de dados da INDE

Vamos falar um pouco do visualizador de dados da INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) não é um tema novo, mas o foco é sempre orientado pela prática profissional ou acadêmica de cada um. Como foco principal desse post abordamos a visualização dos metadados (dados sobre os dados). Acesse o site em: http://www.visualizador.inde.gov.br/

Na atualidade é crescente o volume de dados geográficos a disposição, a boa utilização de dados requer uma adequada interpretação de metadados que deve antes de tudo considerar as necessidades de cada utilização da informação. De uma forma geral parece-me apropriado considerar a área do mapeamento, escala, projeção e datum, data dos produtos fonte que geraram o dado, a data da extração dessas informações na sua fonte e se existe uma periodicidade na produção desse dado.

Ao clicar sobre as camadas disponível, escolhemos os trechos rodoviários da base cartográfica do IBGE, abrirá uma janela na qual o leitor poderá ter acesso ao metadados, obter o link em WMS para utilizar como serviço de mapas em uma outra aplicação ou mesmo utilizar em um GIS desktop. Também é possível obter o dado em formato KML, CSV ou SHP.

Aqui um print de uma parte do metadados, consideramos informar ao leitor a ISO (19115) que referencia o metadado. Nessa ISO também estão descritos os processos de qualidade e apontadas as normas de referência.

Agradeço a fidelidade dos leitores que mesmo em períodos de poucas postagem não deixam de acessar o blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics