domingo, 24 de junho de 2012

Novidades no ArcGIS 10.1

Essa semana ocorreu o webinar de divulgação do ArcGIS 10.1, promovido pela MundoGEO e pela Imagem. Muitas novidades foram apresentadas, agora o Arc terá a conexão nativa com o Oracle Spatial permitindo a edição sem a necessidade do ArcSDE, as extensões Maplex e ArcScan que eram pagas serão liberadas no pacote básico além de muitas novidades no ArcGIS Online.
Também merece destaque a integração com o pacote office que está na versão beta mas promete novas possibilidades para os usuários de mapas.

Nesse link a integra do webinar: http://mundogeo.com/webinar/arcgis10-1/arquivos.html
Tendo batido o recorde de público com mais de 2800 inscrições a MundoGEO e a Imagem entenderam por bem fazer uma sessão extra, as inscrições podem ser feitas nesse link: https://www2.gotomeeting.com/register/508416850
Para mais detalhes sobre as inovações da nova versão do ArcGIS 10.1 leia a documentação oficial da Esri
resources.arcgis.com/en/help/pdf/whats_new_in_arcgis.pdf

domingo, 17 de junho de 2012

Identificando a menor rota entre dois pontos com o Qgis


Nesse post exploro o plugin RoadGraph do Qgis. Esse complemento identifica a menor rota entre dois pontos. Caso tenha uma base de eixos (ruas) voltada para navegação veicular poderá configurar as informações de mão de direção e velocidade.
Mais uma vez trabalhei com dados públicos do Centro de Estudos da Metrópole

sábado, 9 de junho de 2012

Gerando automaticamente um shape de quadras


Esse procedimento de geração de um shape de quadras a partir de uma base eixos (ruas) foi executado no SIG livre Kosmo, chamo a atenção do leitor para alguns aspectos desse processo, primeiramente foram gerados vários polígonos a partir da base de eixos, no Kosmo SIG é possível converter linhas que não se fecham em si e que não tem um atributo comum em polígono. Essa possibilidade é rara e só havia encontrado em SIGs no ArcGIS  (ArcEditor e ArcInfo). Outro aspecto raro é a geração de buffer internos, essa funcionalidade está presente no conjunto de ferramentas conhecido por sextante, presente também no Kosmo.
Assim o Kosmo vai conquistando cada vez mais usuários que precisam de uma excelente ferramenta de edição vetorial.
Por fim, mais uma vez trabalhei com dados públicos disponibilizados pelo Centro de Estudos da Metrópole.

domingo, 3 de junho de 2012

Convertendo simbologia em representação no ArcGIS


Com esse recurso você pode converter uma simbologia em representação permanente da informação presente nos seus dados. É como transformar o mapa temático no modo default de apresentação da informação. Para utilizar esse recurso você deverá estar trabalhando em um Geodatabase. Via de regra os melhores recursos estão disponíveis apenas nesse formato de dados.
Aqui trabalhamos com dados públicos do DNIT
Web Analytics