sábado, 25 de agosto de 2012

Onmaps - Inteligência geográfica aplicada

Ocorreu nessa semana o webinar do OnMaps, solução de inteligência geográfica aplicada ao geomarketing.
A solução do Onmaps reuni dados e ferramentas de análise permitindo a tomada de decisões para expansão  comercial. Assista ao webinar completo no endereço: http://mundogeo.com/webinar/onmaps/arquivos.html

sábado, 18 de agosto de 2012

Spatial Join um para muitos no ArcGIS


Esse post é um dos grandes motivos pelos quais considero o ArcGIS a melhor ferramenta de geoprocessamento do mercado. Nesse post executo o Spatial Join One to Many (join um para muitos), os leitores que já estão familiarizados com bancos de dados certamente se depararam em algum momento com esse tipo de relacionamento para dados tabulares, aqui poderão ver essa operação entre geometrias.
Nessa postagem estou relacionando as subprefeituras do município de São Paulo com as estações de trem e metro. O ArcGIS gera um novo polígono para cada subprefeitura relacionada com uma estação de trem ou metro, sobrepondo geometrias sempre que houver mais de uma estação dentro da subprefeitura. No entanto, as chaves primárias das geometrias originais são preservadas, assim o usuário pode filtrar seus dados.

sábado, 11 de agosto de 2012

Explorando o select by location no ArcGIS 10.1


Hoje vou abordar algumas possibilidades de seleção espacial com o ArcGIS, esse tipo de seleção é muito importante para a construção de análises. No primeiro caso seleciono todas as vias contidas dentro da Subprefeitura da Sé, como nem todas as ruas estão plenamente contidas na segunda seleção busco apenas aquelas em que o seu centroide esteja contido, também demonstro como usar o recurso de tolerância na qual até determinada distância do limite da subprefeitura será selecionada rua.
Por fim, ao fazer uma seleção em que apenas deve retornar os registros que tocam o limite fica evidente a importância da topologia para análises espaciais.
Trabalhei com dados do Centro de Estudos da Metrópole

sábado, 4 de agosto de 2012

Alterando a Estrutura da tabela de um Shape


Essa semana vou resistir a tentação de continuar explorando o ArcGIS 10.1 para voltar a falar de software livre de GIS, hoje apresento o recurso de edição da estrutura da tabela de um shape no SIG Kosmo, o leitor poderá observar como é fácil a alteração na estrutura. No post eu apenas mudei a ordem de algumas colunas. Alterações do tipo do dado (número, tipo de número, texto...) devem ser feitas com muito cuidado, é preciso ter segurança de que o novo formato tem condições de manter a integridade dos dados tabulares.
Web Analytics