quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Objetivos Estratégicos - Elemento chave para a integração das tecnologias Geograph Information System (GIS) e Business Intelligence

A estratégia da organização deve definir as tecnologias e as integrações necessárias na composição do instrumental de inteligência que deverá apoiar a construção dos objetivos de longo, médio e curto prazo.

As definições menos decomposta, de BI o definem com o processo de coleta de dados (internos e externos), estruturação dos dados, validação dos dados, construção do Data Warehousing, extração de informações através das técnicas de mineração de dados e geração de relatórios analíticos. Então definir o quê coletar, organizar, extrair e representar está na base do problema. Alinhar aos objetivos de alto nível da organização, ao seu planejamento estratégico, não restringindo as ações operacionais pode dar um fôlego maior a solução que se pretende implantar.

Admitindo que os leitores do blog já tem um domínio sobre os conceitos relacionados ao GIS, partimos para a inserção do problema do onde. O famoso onde, delimita e limita no território muitos problemas relacionados aos objetivos de alto nível de uma organização. Nos parece que quanto mais alto o nível do problema mais presente é a geografia.

Para não restringir apenas a visões de varejo, enquanto ramo de negócio. Pensemos em demandas sociais, elas não são uniformes no território, dependente de muitos fatores. Teremos que olhar para as desigualdes regionais, infraestrutura, concentração econômica, perfil econômico, redes de acesso, questões climáticas, densidade populacional, perfil de renda e etário, oferta de profissionais, entre outros aspectos, são questões tensionadas pela geografia.

Assim uma solução de BI que pretenda apoiar tomadores de decisão na esfera governamental deverá ser alimentada por uma base de dados que deve contemplar informações territoriais em todas as escalas que se faça necessário analisar e posteriormente representar a informação.

Exemplificando um planejador que tenha no seu planejamento estratégico a melhoria dos indicadores de educação no Estados precisará desse dado decomposto, por distritos de grandes cidades, cidades, regiões metropolitanas e outros regionalizações.

A ESRI oferta componentes para a integração entre o BI e o GIS em diferentes plataformas, abaixo a arquitetura de uma solução integrada com Cognos.


Dessa forma nos parece que a necessidade da integração se defini nos objetivos da organização. A tecnologia está a serviço dos objetivos. Antes de discutir entre as diferentes plataforma é necessário se ter claro quais perguntas se pretende responder com essa solução e qual seu alcance.

A integração de sistema de gestão, informação e inteligência tem potencial elevado para apoiar o uso racional de recursos, assim pode ofertar benefícios as organizações públicas, privadas, cidadãos ou seja a toda a sociedade.
Web Analytics