sábado, 29 de setembro de 2012

Gerando Curvas de Nível com os dados do Topodata


Nesse post estou trabalhando com os dados do SRTM (Shuttle Radar Topographic Mission) processados pelo INPE, que através de técnicas de interpolação obteve uma resolução de 30 metros, esse projeto do INPE foi denominado TOPODATA.
Os dados do SRTM  são dados de radar gerados pela NASA com a finalidade de gerar um Modelo Digital de Terreno da terra, a resolução inicial para a América do Sul é de 90 metros.
Utilizo o software livre Qgis com o complemento Gdal para extrair as curvas de nível.
Essa e outras rotinas podem ser encontradas no manual desenvolvido pelo Incra para o Qgis: http://www.incra.gov.br/index.php/servicos/publicacoes/manuais-e-procedimentos/file/1193-apostila-qgis-incra-5-versao
Esses dados são apropriados para o estudo das formas do relevo. Permitem a geração de várias cartas relevantes para os estudos geomorfológicos. Não são adequados para engenharia. Chamo a atenção do leitor  para os documentos de referência que indico, uma boa utilização passa por uma leitura anterior da documentação.
http://mtc-m18.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/07.11.19.24/doc/publicacao.pdf
Mapa índice: http://www.webmapit.com.br/inpe/topodata/

domingo, 23 de setembro de 2012

Análise de vizinhança com o ArcInfo


Esse recurso está disponível apenas no ArcInfo, através dessa funcionalidade o leitor poderá fazer uma análise de vizinhança.

domingo, 9 de setembro de 2012

Simplificação de arcos no ArcGIS 10.1


Esse é um recurso novo do ArcGIS 10.1 disponível nas ferramentas de topologia, com esse recurso você pode simplificar por arcos uma geometria. Ou seja apenas o intervalo entre dois nós. O usuário também pode visualizar previamente como será o resultado final.
Lembrando o leitor caso necessite de um simplify topológico para toda a geometria assista o post anterior:
http://sandrogeotecnologia.blogspot.com.br/2012/04/simplificando-um-shape-file.html

sábado, 1 de setembro de 2012

Realçando imagens no Spring



Ao receber imagens de satélite geralmente o usuário recebe uma produto com uma série de ajustes e correções, apropriadas para o sensor remoto utilizado. Em geral o distribuidor das imagens executa as correções de calibração radiométrica da imagem, correção de distorções geométricas e remoção de ruído.
Mas, para cada aplicação é preciso trabalhar a imagem a luz dos seus objetivos, um dos primeiros procedimentos é o realce das informações que nos interessam. Como é de conhecimento da maioria dos leitores uma imagem é uma matriz em que está representada o comportamento dos objetos frente a radiação eletromagnética. Essa matriz pode ser representa e manipulada na forma de um histograma (gráfico de barras) quanto mais bem distribuido os valores no histograma maior o contraste das informações.
Nesse primeiro post sobre Processamento Digital de Imagens (PDI) estou manipulando o histograma de uma imagem no Spring, distribuindo melhor as informações representadas no gráfico, realçando assim informações presentes na imagem. Muitas vezes nessa fase aparecem ruídos que não foram eliminados anteriormente, o realce põem em evidências informações, mas, também pode realçar os problemas da imagem.
Nesse post trabalhamos com imagens do CBERS2B sensor CCD distribuidas pelo Inpe.
Web Analytics