sábado, 1 de setembro de 2012

Realçando imagens no Spring



Ao receber imagens de satélite geralmente o usuário recebe uma produto com uma série de ajustes e correções, apropriadas para o sensor remoto utilizado. Em geral o distribuidor das imagens executa as correções de calibração radiométrica da imagem, correção de distorções geométricas e remoção de ruído.
Mas, para cada aplicação é preciso trabalhar a imagem a luz dos seus objetivos, um dos primeiros procedimentos é o realce das informações que nos interessam. Como é de conhecimento da maioria dos leitores uma imagem é uma matriz em que está representada o comportamento dos objetos frente a radiação eletromagnética. Essa matriz pode ser representa e manipulada na forma de um histograma (gráfico de barras) quanto mais bem distribuido os valores no histograma maior o contraste das informações.
Nesse primeiro post sobre Processamento Digital de Imagens (PDI) estou manipulando o histograma de uma imagem no Spring, distribuindo melhor as informações representadas no gráfico, realçando assim informações presentes na imagem. Muitas vezes nessa fase aparecem ruídos que não foram eliminados anteriormente, o realce põem em evidências informações, mas, também pode realçar os problemas da imagem.
Nesse post trabalhamos com imagens do CBERS2B sensor CCD distribuidas pelo Inpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics