domingo, 17 de junho de 2012

Identificando a menor rota entre dois pontos com o Qgis


Nesse post exploro o plugin RoadGraph do Qgis. Esse complemento identifica a menor rota entre dois pontos. Caso tenha uma base de eixos (ruas) voltada para navegação veicular poderá configurar as informações de mão de direção e velocidade.
Mais uma vez trabalhei com dados públicos do Centro de Estudos da Metrópole

9 comentários:

  1. Refaço a pergunta de um usuário do youtube: qual a estrutura/característica do shape de linha para utilizar esta ferramenta?
    Parabéns pelo vídeo.
    Abç

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrick, bases de eixo para navegação veicular apresentam uma estrutura ideal para esse tipo de operação. Essas bases possuem campos relativos a velocidade, mão de direção, restrição de manobra, restrição de acesso a determinados tipos de veículos em determinados horários e outros atributos. No entanto esse tipo de base tem um custo elevado de produção e dificilmente é disponibilizada sem custo.
    O Centro de Estudos da Metrópole disponibiliza uma base de eixos mais simples, possui basicamente campos de endereçamento e é ideal para geocodificação, essa foi a base que utilizei.

    ResponderExcluir
  3. Valeu.
    Não penso em uma base tão complexa quanto as para fins veiculares não.
    Quero apenas fazer testes caseiros simples mesmo.
    Ótima dica.
    Agradeço pelo rápido retorno.
    Abç.

    ResponderExcluir
  4. A base que eu utilizei é bem simples, é a base do Centro de Estudos da Metrópole, entre no site deles e vá em difusão.
    Abs,

    ResponderExcluir
  5. Onde encontro esse plugin, Preciso com Urgência, Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. bom dia Sandro também estou procurando esse complemento mas não estou encontrando para as versões mais recentes 2.x . podes me ajudar se tiver mais uns tutoriais mostrando mais algum uso.

    ResponderExcluir
  7. Oi, sugiro procure no repositório de complementos. Por outro lado esse é um aspecto crítico dos software livres, muitas vezes os plugins são descontinuados. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gostaria de saber se existe alguma forma de calcular várias rotas por vez, pois eu tenho um grande numero de eventos e seria mto inviável calcular um por um.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Isis, não sei se nesse complemento é possível. No ArcGIS com a extensão network dá para calcular várias rotas ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

Web Analytics