A inteligência Geográfica é a
resposta a um problema de negócio sob a perspectiva da geografia. Muitos
setores podem usufruir desses benefícios. As organizações que tem a perspectiva
da gestão territorial (governos), empresas em que a expansão territorial de sua
rede é uma questão chave (saneamento e telecomunicações). Isso sem falar na
geolocalização que tem permitido análises locacionais precisas. São exemplos de
setores nos quais a Inteligência Geográfica vem oferecendo seus benefícios.
Inteligência Geográfica se faz
com dados geográficos atualizados, com um programa de atualização permanente,
com precisão apropriada ao negócio em questão e consistentes. Também é
necessário uma plataforma de análise de informações geográficas (Geographic Information System - GIS) que possa a
partir dos dados apresentar as respostas, seja na linguagem de mapas, seja como
um relatório. Não podemos reduzir o papel dos analistas e especialistas em Inteligência
Geográfica, esses construírão toda a arquitetura e farão as perguntas
apropriadas no contexto apropriado na plataforma integradora de dados e
ferramentas de software. Obtendo respostas para os problemas de negócio.
Mapa da cidade de Chicago disponibilizado na Internet |
Integrando bases de dados de
informações sócio demográficas (mapas do censo do IBGE) e de localização de
equipamentos públicos (mapas de Pontos de Interesse), os sistemas de
inteligência geográfica podem oferecer aos gestores públicos uma visão dos
territórios mais carentes de serviços. Também podem dar a visão de onde estão
os equipamentos mais qualificados para o atendimento à população e inclusive com
quais vias estão conectados. Para que dessa forma a gestão pública possa
aprimorar a oferta de transporte público para esses pontos. Esse é um exemplo
de inteligência geográfica.
As empresas podem obter na
inteligência geográfica um apoio importante para sua gestão logística. Através
de mapas digitais de ruas, é possível planejar rotas, considerando a distância,
a velocidade média das vias, tornando o guia de ruas em papel completamente
obsoleto. Permitindo as empresas economia de combustível e reduzindo a emissão
de poluentes.
Empresas de telecomunicações,
saneamento ou energia elétrica se veem com frequência diante da necessidade de
expansão de redes. A inteligência geográfica também apoia essas demandas. Ajudando
a compreender as ondulações do terreno (fundamental para o saneamento), o
dimensionamento das áreas, calculando distâncias, apontando as áreas mais
populosas e carentes de serviços, enfim apoiando a expansão da infraestrutura
para populações não atendidas ou atendidas de forma precária.
Cada vez mais os estudos
locacionais apoiam as empresas de varejo na sua estratégia de expansão. Saber
onde estão seus clientes, em quais bairros moram, onde trabalham é uma questão
fundamental. O onde é uma questão chave para as empresas. As listagens de
cadastro quando inseridas em um sistema de informações geográfica, dotado de um
mapa de ruas é transformada em um mapa de pontos que permite essa visão. A
localização de comércio e serviço próximo das pessoas tende a reduzir o tráfego
de veículos, consequentemente o trânsito, a emissão de poluentes e o nível de
stress das pessoas.
A inteligência geográfica é
estratégica. A visão da geografia é a visão da busca do
equilíbrio com a natureza, da busca do menor impacto ao meio ambiente.
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