sábado, 29 de março de 2014

Metodologia do Censo Demográfico 2010

No final de 2013 o IBGE divulgou a metodologia do Censo de 2010, a publicação reuni uma descrição de todas as etapas para a execução da maior pesquisa sobre as características da população brasileira realizada através da coleta em campo todo em território nacional. A publicação em suas mais de 700 páginas, fora anexos, apresenta um histórico dos censos demográficos no Brasil, a preparação da base territorial para as operações do censo 2010, planejamento do censo, coleta, apuração, crítica e divulgação dos resultados.
Na minha visão, fruto da minha prática profissional, (a ressalva é valida frente a riqueza dos dados coletados e organizados pelo IBGE) a informatização de todas as etapas do censo foi um dos grandes destaques dos procedimentos. O censo brasileiro foi o primeiro no mundo a ser totalmente informatizado. Visto pelo cidadão comum na ponta do iceberg figurado na utilização dos PDA (computadores de mão) onde foram inseridos os questionários básicos e da amostra, integradas as malhas digitais de setor urbano e rural e reunidos os dados da pré coleta. A informatização de todo o processo permitiu uma rápida e segura apuração dos dados.
Também merece menção os trabalhos de consolidação da base territorial que integrou as malhas urbana e rural. Validou mapas, ajustou todo tipo de deformação que quem é da área pode esperar encontrar.
Não podemos omitir os trabalhos de pré coleta censitária, processo de coleta em campo dos dados que compunham a base territorial. Nesse processo foram coletados também os dados do entorno, dados que não compunham o censo de 2000. Trazem as informações coletadas por observação na face de quadra de todos os setores urbanos visitados pelo supervisor responsável pela área. Nos dados do entorno haverá informações sobre iluminação pública, se a via é asfaltada, se a calçada tem meio fio, se a rua tem nome e outras informações.
A divulgação da metodologia fecha o ciclo de divulgações previstas para o Censo 2010. Em suas mais de 4.000 variáveis o Censo demográfico de 2010 é o retrato mais fiel e detalhado que temos da população brasileira, dados essenciais a todos os que desejam conhecer o Brasil.

Um comentário:

Web Analytics