terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Mapas temáticos bivariados para Potencial de Investimento Imobiliário



A partir da renda e domicílios locados construímos um olhar sobre o potencial de investimento imobiliário. Na nossa abordagem consideramos os domicílios em que o responsável tinha renda superior a 3 salários mínimos, cruzando essas dados com as quantidades de imóveis locados. Dessa forma geramos um mapa temático coroplético (cores representam a concentração) bivariado, ou seja duas variáveis (renda e domicílios alugados) passaram por uma junção.
Para renda trabalhamos com três, com o objetivo de abordar as classes de consumo C, B e A. Assim nossas classes por renda foram: 3 a 5 salários mínimos; 5 a 10 e acima de 10 salários mínimos. Já para imóveis locados trabalhamos a partir dos setores trabalhamos com 2 classes, acima da médiana e abaixo da mediana.
Como resultado temos um mapa com 6 classes:


Na tabela os valores A, B e C representam a renda média do responsável pelo domicílio em acima de 10 salários mínimos, entre 5 e 10 salários e entre 3 e 5. Já o valor 1 representam os setores que estão acima da mediana quanto a quantidade de domicílios com imóveis residenciais locados e o 2 abaixo da mediana. Nossa abordagem priorizou a renda alta, poderíamos construir uma hierarquia com outros enfoques.


Saiba como localizar seu público alvo, entre em contato em: www.geoanalytics.com.br

Referências: http://www.joshuastevens.net/cartography/make-a-bivariate-choropleth-map/
https://blog.mapbox.com/right-way-visualize-data-945d6010fab0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics